Você já ouviu falar sobre o Lean Manufacturing?
A maior parte das pessoas que tem um negócio não sabe o que esse termo significa e o que pode ter a ver com o seu próprio empreendimento.
Se deseja estar aumentando a lucratividade da sua empresa, mas sem que seja preciso fazer mais vendas, a resposta está justamente no Lean Manufacturing.
Mas o que significa esse termo e como ele pode ajudar a fazer o seu negócio lucrar mais?
Esse artigo tem o intuito de mostrar tudo a respeito desse assunto, mudando de vez o panorama da sua empresa dentro do mercado.
Lean Manufacturing: O que significa?
A primeira coisa que é preciso falar, para que se entenda como aumentar a lucratividade em até 7 dígitos anuais sem necessitar vender mais, é sobre o que significa Lean Manufacturing.
Esse termo foi desenvolvido nos anos 50, no Japão, por uma montadora de veículos japonesa, levando-a a tornar-se como uma das indústrias de relevância até hoje dentro do setor automotivo.
O objetivo foi trabalhar para eliminar todas aquelas atividades que não agregavam qualquer valor para o processo de produção da empresa, o que leva ao aumento, logicamente, do lucro.
O termo Lean Manufacturing, portanto, está relacionado com uma filosofia de gestão, cujo principal objetivo é conseguir reduzir quaisquer desperdícios, ao mesmo tempo em que potencializa a produtividade e também a Qualidade.
Se essa filosofia começou no ramo automotivo, hoje ela já alcança os ramos mais diversos, já que todas as empresas desejam aumentar a sua competitividade no mercado, como na área agrícola, de tecnologia e hospitalar, por exemplo.
Essa filosofia de trabalho é considerada como a forma principal e mais lógica para que uma empresa possa desenvolver-se no mercado.
A empresa que busca por uma melhoria de forma contínua, por aumentar a capacidade de produção e pela redução de custos tem no Lean Manufacturing tudo o que precisa para alcançar seus objetivos.
Como aumentar a lucratividade com o Lean Manufacturing?
A partir de agora, você verá algumas estratégias de como conseguir aumentar a lucratividade da sua empresa, sem que haja a necessidade de vender mais, apenas pelo uso do Lean Manufacturing.
Veja como isso é possível de forma bastante simples e que irá mudar os resultados do seu negócio de verdade!
A primeira estratégia para que você possa colocar em prática o Lean Manufacturing em sua empresa é estar identificando todos aqueles problemas e todos os processos que não geram valor algum para o seu cliente.
Quando a empresa consegue reduzir essas atividades que não têm nenhum tipo de valor agregado, então há uma redução dos desperdícios, o que ao mesmo tempo leva o lucro do negócio a aumentar.
Os processos da sua empresa, portanto, passarão a ser muito melhores, quando se fala em valor agregado para o cliente, além também de promover um aumento nos ganhos que a sua empresa vai obter.
Tudo isso é possível por meio da análise geral da situação atual da empresa, da mensuração dos dados obtidos e pela solução de todos os problemas que foram detectados.
Você também poderá ter resultados que sejam melhores para sua empresa ao dialogar com os colaboradores, pois eles vão apresentar visões diferentes e palpites que ajudem a melhorar a produtividade e a criatividade no negócio.
Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para permitir que os processos da sua empresa sejam melhor visualizados.
As ferramentas a serem utilizadas ajudam, por exemplo, a detalhar as etapas do fluxo de trabalho completo da organização, de modo que seja possível entender onde é possível reduzir custos e desperdícios para aumentar os lucros.
Ferramentas como o Kaizen, o SMED e o Kanban, por exemplo, são essenciais dentro desse processo de conhecimento das etapas do fluxo de trabalho.
A próxima estratégia deverá ser planejar e executar um plano de trabalho novo, observando de perto todo o progresso obtido, além das falhas que surgirem, de modo a que seja possível corrigi-las o quanto antes.
A implementação de melhorias de maneira contínua ajuda a trazer resultados melhores para a empresa, de modo que a lucratividade aumente mesmo sem que se faça mais vendas.
Conclusão
Como você pôde ver, o Lean Manufacturing é uma filosofia que surgiu para ajudar o seu negócio a aumentar a lucratividade , sem que seja preciso fazer mais vendas.
Neste texto, você conheceu um pouco a respeito dessa filosofia, compreendendo como ela pode ser implementada e a diferença que fará em seu negócio, com a redução de atividades e processos sem valor para o cliente.
Se quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acessar o meu site!
Gostou do artigo de hoje sobre como aumentar a lucratividade do seu negócio sem precisar vender mais?
Uma resposta